Até 2011 !!!

A nova sede tornou-se um show room de iluminação, que inclui lançamentos mundiais, de última geração em eficiência energética e design.Todos os espaços contam com sensores de luz natural e de presença automatizados.Salas de trabalho e de reunião contam com dimerização que possibilita aos seus usuários escolher a intensidade e o tom da cor que gostariam de definir para melhor realizar seu trabalho. Um exemplo é a luminária Savio que é programável para seguir o ritmo biológico e estimula a produção dos hormônios cortisol(que mantém o estado de alerta) e melatonina(que acalma).Ainda é possível controlar a cor(azulada ou amarelada) e a intensidade de luz.
"Em cada ambiente, a iluminação foi pensada para atender as necessidades dos usuários somando o sentimento de bem-estar e a economia de energia. Foi um projeto único porque explorou todo o portfólio de produtos da Philips o que nos permitiu experimentar diversas soluções, muitas ainda nem disponíveis no Brasil.O conjunto de todos os recursos que usamos chama a atenção. Será peceptível aos usuários o trabalho com cores, efeitos, luminosidade e interação com a luz natural",explica o lighting designer Gilberto Franco, do escritório Franco&Fortes.
Arquitetura revolucionária
Bem-estar e produtividade com alta qualidade são algumas das metas da Philips.Para alcançá-las, a empresa adotou um projeto de arquitetura inovador. No novo escritório, os funcionários podem escolher as áreas em que preferem trabalhar de acordo com suas atividades. À disposição, eles tem espaços diversos para diferentes níveis de formalidade ou para atividades que demandem trabalho em equipe ou concentração total.Foram concebidas estações de trabalho,totalmente ou parcialmente abertas, que podem ser usados a qualquer momento.Cada departamento da empresa tem uma vizinhança pré-definida, para que a ocupação dos espaços aconteça de forma inteligente, entretanto, os funcionários tem mobilidade dentro do prédio para permitir maior interação entre as diferentes áreas. Há também as salas individuais (para desenvolvimento de trabalhos que demandem concentração ou ligações simportantes),Convivências (espaços de tamanhos variados para encontros informais) e as Salas de Reuniões (de tamanhos variados para encontros formais).
A empresa investiu num design que estimula a criatividade e o contato entre as pessoas. Os espaços são coloridos, com mobiliários confortáveis e divertidos e concebidos para que a Philips seja percebida de acordo com a identidade visual adotada globalmente, além de promover o bem-estar nesses ambientes.É viver no dia a dia a ambição de ser líder em saúde e bem-estar. A casa tem que refletir o pensamento do morador.
Tecnologia de ponta
Para garantir os princípios de mobilidade, flexibilidade e produtividade a Philips disponibiliza aos funcionários uma série de recursos tecnológicos. Para começar, um sistema de conexão completa (seja por e-mail, compartilhamento de dados, comunicador interno, webmeetings (Connect Meeting e Connect Webmeeting) e conexões para chamadas telefônicas. Assim, fica ainda mais fácil localizar todos da empresa. Há ainda internet sem fio em todo o escritório, acesso ao prédio simplificado com cartão inteligente, telefone celular para todos os funcionários com mobilidade, aplicações para chamadas VoIP gratuitas para chamadas de PC para PC e reuniões virtuais. Além disso, a empresa possui sistema de impressão e digitalização de arquivos central, que estimulará a redução de impressões de uma forma geral, economizando o uso de papel.
Sustentabilidade
O mobiliário foi produzido com madeiras certificadas e/ou materiais reciclados ou reutilizados, além de tintas à base de água nas paredes e estações de trabalho projetadas estrategicamente próximo às janelas para a melhor utilização da luz natural. O consumo de papel também será diferenciado e bastante reduzido, além de grande parte da comunicação da empresa ser em real time, por meio dos recursos tecnológicos, as impressões serão controladas por meio de senhas e outros recursos, que ajudam a evitar o desperdício de papel.
As novas instalações ganharam modernidade e cor, despojamento e uma identidade bastante inovadora. No entanto, todo material utilizado respeitou com muito rigor os critérios de sustentabilidade. Assim, a Philips busca a certificação da LEED (Leadership in Energy and Environmetal Design), da U.S.Green Building Council, na categoria Escritório Verde.
O conceito básico para este projeto de iluminação foi a divisão do espaço em diferentes áreas através do uso da luz.
A luz também foi utilizada como um elemento psicológico fundamental para transmitir aos clientes uma sensação de segurança e calma.
Lâmpadas fluorescentes, halógenas e vapores metálicos foram utilizados levando em consideração aspectos como IRC (Indice de reprodução de cor), temperatura de cor, brilho, tons, economia de energia, ciclo de vida e carga térmica.
Fonte: Revista Arquitetura&Construção - Guia de Iluminação
Ponto Focal
Um dos prédios do campus Kedeston Road, da University of Derby, Inglaterra, ganhou nova percepção com a instalação realizada pelos designers da Tilney Shane, de Londres, em parceria com a Martin Professional.