A Casa das Arcadas, uma construção da década de 20 em estilo neoclássico, situada no centro de São Paulo, teve sua fachada restaurada em 2009 e o projeto luminotécnico foi feito pelo lighting designer Plínio Godoy, titular do escritório Luz Urbana.
Para destacar os elementos arquitetônicos presentes na casa, a iluminação contou com 47 arandelas para lâmpadas de vapor metálico e 36 projetores para lâmpadas fluorescentes. Devido à impossibilidade de seresm instaladas nas calçadas no entorno da construção, as luminárias tiveram que ser fixadas no próprio edifício. Plínio utilizou técnica francesa de iluminação e se preocupou em como as pessoas que transitam pela região observariam a fachada, por isso realizou um trabalho com luz vertical, que contrasta com os destaques de volumes e texturas.
Já os projetores foram usados no segundo pavimento, para valorizar os pilares decorativos, criando uma luz dramática. Para o pórtico superior, Plínio utilizou luminárias fixadas em placas instaladas a 20cm do prédio: já a base da cúpula central é destacada por seis projetores.
Fonte: Lume Arquitetura
Nenhum comentário:
Postar um comentário