ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Luz no Paisagismo

A iluminação de paisagismo residencial é de valorização. Não deve ficar muitas horas acesas à noite para não atrapalhar o crescimento da vegetação. As àrvores são os elementos de maior destaque e, para iluminá-las, é necessário escolher o sistema mais adequado e posicionar a luminária, projetores ou embutidos de solo orientados conforme o tipo de efeito final que se deseja.



DOWNLIGHTING

Proveniente de luz direta emitida para baixo. As luminárias são instaladas entre as folhagens. A luz surge entre as folhas das árvores, resultando em sombras no chão. Esta técnica quando utilizada para iluminar vegetação com luz prateada 4.200K, é conhecida como "moonlight".




UPLIGHTING

Técnica para criar um efeito dramático acentuando a textura das folhas nas árvores. A luz é posicionada bem próxima à árvore, no tronco, ressaltando o elemento linear, combinando a copa e o solo. Dependendo da abertura do ângulo é possível chegar até a copa da árvore.





FRONTLIGHTING
É indicada para iluminar uma vegetação mais densa, como cercas vivas, ou esguia e linear (elementos muito altos), para valorização de sua textura e dimensão, porque marca parte do tronco e realça a copa.



BACKLIGHTING / SILHUETATécnica que valoriza a silhueta da vegetação, porém desfavorece o destaque às texturas e detalhes. A iluminação noturna de valorização permite uma percepção do espaço totalmente diferente. Projetores instalados por trás da árvore criam, na contra luz, a "silhueta" da copa ( para vegetações menores ).



SIDELIGHTINGTécnica que acentua a textura, criando sombras fortes e demarcadas.
Projetores nas laterais realçam a plasticidade da vegetação. Se os projetores foram dispostos em três lados, a copa da árvore ficará iluminada uniformemente, diminuindo sua plasticidade. Pode-se realçar a iluminação por meio de projetores com filtros coloridos. O âmbar e o azul são os mais indicados.




SUAVIZAÇÃOÉ possível obtê-la não iluminando tudo. Permita algumas sombras, mas utilize a luz para preencher o espaço entre pontos focais, para uma composição mais integrada e que evite "buracos negros". Não deixe a fonte de luz visível, a menos que seja para decoração.





PROFUNDIDADEPara criar profundidade, utilize uma luz mais clara atrás, mais baixa na parte frontal e suave na parte intermediária. Para reduzir a profundidade e criar um "clima "de mais intimidade, utilize uma luz mais clara na parte frontal e um nível mais baixo atrás.



EFEITO AURÉOLAForma de explosão com a luz vindo por trás ou pelo lado.



Qualquer sistema escolhido tem relação direta com a escolha das lâmpadas e luminárias. A modelagem do espaço é caracterizada a partir da especificação destes equipamentos, definindo-se a quantidade, qualidade e distribuição de luz nos ambientes. A definição da modelagem ideal para cada ambiente poderá ser obtida por meio de diferentes técnicas de iluminação. Os sistemas de luz são ferramentas de trabalho do Lighting Designer e somente através do domínio destas ferramentas é que os efeitos luminosos desejados serão obtidos. Definir as ferramentas é tão importante quanto definir a quantidade e qualidade de luz necessárias ao ambiente.

Imagens feitas em projeto no software luminotécnico Relux por Angela Abdalla (DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. A reprodução total ou parcial sem prévia autorização, sujeitará o infrator as penas da lei 5194 de 24/12/66 )

Um comentário:

  1. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir