ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Luz no Paisagismo

A iluminação de paisagismo residencial é de valorização. Não deve ficar muitas horas acesas à noite para não atrapalhar o crescimento da vegetação. As àrvores são os elementos de maior destaque e, para iluminá-las, é necessário escolher o sistema mais adequado e posicionar a luminária, projetores ou embutidos de solo orientados conforme o tipo de efeito final que se deseja.



DOWNLIGHTING

Proveniente de luz direta emitida para baixo. As luminárias são instaladas entre as folhagens. A luz surge entre as folhas das árvores, resultando em sombras no chão. Esta técnica quando utilizada para iluminar vegetação com luz prateada 4.200K, é conhecida como "moonlight".




UPLIGHTING

Técnica para criar um efeito dramático acentuando a textura das folhas nas árvores. A luz é posicionada bem próxima à árvore, no tronco, ressaltando o elemento linear, combinando a copa e o solo. Dependendo da abertura do ângulo é possível chegar até a copa da árvore.





FRONTLIGHTING
É indicada para iluminar uma vegetação mais densa, como cercas vivas, ou esguia e linear (elementos muito altos), para valorização de sua textura e dimensão, porque marca parte do tronco e realça a copa.



BACKLIGHTING / SILHUETATécnica que valoriza a silhueta da vegetação, porém desfavorece o destaque às texturas e detalhes. A iluminação noturna de valorização permite uma percepção do espaço totalmente diferente. Projetores instalados por trás da árvore criam, na contra luz, a "silhueta" da copa ( para vegetações menores ).



SIDELIGHTINGTécnica que acentua a textura, criando sombras fortes e demarcadas.
Projetores nas laterais realçam a plasticidade da vegetação. Se os projetores foram dispostos em três lados, a copa da árvore ficará iluminada uniformemente, diminuindo sua plasticidade. Pode-se realçar a iluminação por meio de projetores com filtros coloridos. O âmbar e o azul são os mais indicados.




SUAVIZAÇÃOÉ possível obtê-la não iluminando tudo. Permita algumas sombras, mas utilize a luz para preencher o espaço entre pontos focais, para uma composição mais integrada e que evite "buracos negros". Não deixe a fonte de luz visível, a menos que seja para decoração.





PROFUNDIDADEPara criar profundidade, utilize uma luz mais clara atrás, mais baixa na parte frontal e suave na parte intermediária. Para reduzir a profundidade e criar um "clima "de mais intimidade, utilize uma luz mais clara na parte frontal e um nível mais baixo atrás.



EFEITO AURÉOLAForma de explosão com a luz vindo por trás ou pelo lado.



Qualquer sistema escolhido tem relação direta com a escolha das lâmpadas e luminárias. A modelagem do espaço é caracterizada a partir da especificação destes equipamentos, definindo-se a quantidade, qualidade e distribuição de luz nos ambientes. A definição da modelagem ideal para cada ambiente poderá ser obtida por meio de diferentes técnicas de iluminação. Os sistemas de luz são ferramentas de trabalho do Lighting Designer e somente através do domínio destas ferramentas é que os efeitos luminosos desejados serão obtidos. Definir as ferramentas é tão importante quanto definir a quantidade e qualidade de luz necessárias ao ambiente.

Imagens feitas em projeto no software luminotécnico Relux por Angela Abdalla (DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. A reprodução total ou parcial sem prévia autorização, sujeitará o infrator as penas da lei 5194 de 24/12/66 )

Um comentário:

  1. Muito boas as dicas, dá pra usar muito bem na minha iluminação para jardim, pra deixar meu jardim 100%

    ResponderExcluir