ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

domingo, 5 de setembro de 2010

Iluminação Residencial

Princípios qualitativos:

1. CONFORTO VISUAL


O conceito de conforto está relacionado ao seguinte princípio: quanto menor for o esforço de adaptação do indivíduo ao ambiente, maior será sua sensação de conforto. Nesse sentido, depende do que o meio possibilita ao indivíduo em termos de luz e uso do espaço. É necessário ter cuidado com o direcionamento da luz para não atingir o campo visual, causando desconforto e cansaço ao longo do dia. A luz natural deve receber o mesmo cuidado, porque apesar de agradável, pode rebater em áreas reflexivas e atrapalhar o campo visual.

2. EFEITOS DE SOMBRA E LUZ


A técnica deve ser utilizada em função das ilusões que se pretende criar no ambiente. Para criar uma atmosfera sofisticada, utilizar uma iluminação com maior dramaticidade, com uso de luz e sombra. Quando o ambiente exigir performance ( trabalho e atividades que exigem concentração ), utilizar uma iluminação mais uniforme.


3. OFUSCAMENTO

É a incidência de luz no olho prejudicando ou inviabilizando a realização de atividades. É consequência de contrastes excessivos de luminâncias e causa fatiga da visão. Existem dois tipos de ofuscamentos: o direto e o indireto.
- ofuscamento direto: vem da fonte de luz para o campo visual.
- ofuscamento indireto: reflete em alguma superfície ou objeto e retorna para o campo visual.

Algumas medidas de controle do ofuscamento são:

  • Redução da luminância da fonte;
  • Colocação de elementos de controle da fonte de luz como, por exemplo, luminárias com filtros difusores (vidros jateados, acrílicos leitosos), grelhas, aletas entre outros;
  • Posicionamento da fonte de luz fora do ângulo de visão;
  • Utilização de superfícies mais opacas, portanto, menos reflexivas;

4. TEMPERATURA DE COR


É o termo usado para descrever a aparência de cor ou, ainda, a tonalidade de cor de uma fonte de luz, medida em Kelvin (K). Ela indica quanto mais avermelhada ou azulada é a luz. É importante mencionar que a cor da luz nada se remete à potência da lâmpada, não sendo válida a impressão de que, quanto mais clara a luz fornecida pela lâmpada maior sua potência.
A "LUZ QUENTE", de aparência amarelada, tem a temperatura de cor baixa, cerca de 3.000K ou menos. A "LUZ NEUTRA" tem temperatura de cor de 4.000K. A "LUZ FRIA" tem aparência azul-violeta e temperatura de cor de 5.000K. A "LUZ DO DIA" , semelhante à emitida pelo sol ao meio-dia, tem temperatura de cor de 6.000K.
O princípio básico para as residências é utilizar uma boa temperatura de cor. Em áreas como dormitórios é aconselhável utilizar uma temperatura de cor mais baixa, para tornar o ambiente mais agradável. A temperatura de cor baixa causa um efeito de relaxamento, e quando é mais elevada , o efeito é contrário. Nos ambientes de trabalho como cozinha, lavanderia e áreas de serviço, utilizar temperatura mais elevada.

5. ÍNDICE DE REPRODUÇÃO DE COR (IRC)


É uma nota ponderada que representa quanto uma determinada fonte de luz reproduz as cores. Na verdade, um objeto ou uma superfície exposto às diferentes fontes de luminosidade é percebido visualmente em diferentes tonalidades. Essa variação está relacionada com a capacidade da lâmpada de reproduzir as cores dos objetos. Para essa capacidade adotou-se o conceito de reprodução de cores em uma escala qualitativa de 0 a 100. Obviamente, o índice de reprodução de cores possui uma relação direta com a reprodução de cores obtida com a luz natural. A luz artificial, como regra, deve se aproximar ao máximo da características da luz natural ( referência 100 ), a qual o olho humano está adaptado. No ambiente residencial, quanto mais naturais forem as fontes luminosas melhor, com IRC entre 80 e 100.


Fonte: Osram

Nenhum comentário:

Postar um comentário