ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Iluminação de Teatro

Case : TEATRO BRADESCO - SP



Construído no interior do Bourbon Shopping São Paulo, localizado na Vila Pompéia, bairro da zona oeste paulistana, o Teatro Bradesco ocupa uma área de aproximadamente 7.000 metros quadrados.


Com capacidade para 1.457 espectadores, o teatro, que é o maior do gênero dentro de um shopping no Brasil, conta com um foyer que pode ser usado em eventos paralelos como exposições, vernissages e sessões de autógrafos, além de abrigar a bilheteria e o serviço de chapelaria.


Sob responsabilidade do engenheiro Ismael Acunha Solé, a empresa Solé & Associados realizou o projeto de iluminação cênica e da platéia do teatro executando um trabalho com equipamentos de última geração e de alta qualidade. Já a iluminação arquitetural ficou por conta da lighting designer e arquiteta Cristina Maluf, titular do escritório Cristina Maluf Arquitetura de Iluminação.


Iluminação arquitetural
Para a parte interna das frisas, por exigência do projeto de acústica, Cristina projetou embutidos para lâmpadas halógenas, que funcionam na tensão de rede local para evitar a instalação de equipamentos auxiliares que poderiam interferir na acústica do teatro. As paredes laterais da plateia e dos balcões, feitas de pedra grês, são destacadas por luminárias de facho assimétrico para lâmpadas halógenas com filtro difusor. Já as paredes de fundo da plateia receberam um efeito wallwasher proveniente de sancas para iluminação indireta com perfis de LEDS a 3000K. A iluminação dos acessos aos balcões ou frisas é feita com luz indireta proveniente de luminárias com vidro difuso do tipo uplight para lâmpadas halógenas valorizando a textura das paredes de pedra e madeira.
A luz indireta vinda de sancas com LEDs, também ilumina o saguão dos três andares do teatro. Para auxiliar na iluminação geral e de destaque, embutidos de teto também receberam lâmpadas de LEDs 7W.
Uma escada dá acesso aos pavimentos e conta com iluminação geral proveniente de um lustre em cascata com cerca de 3.100 elos de cristal murano, projetado pela equipe de arquitetura em parceria com a lighting designer. A peça, que recebe iluminação vinda de embutidos para lâmpadas dicróicas de 50W e 10 graus de abertura, é composta por três módulos de pendentes com diferentes alturas, ligados a um motor que, por meio do movimento que produz, permite a manutenção das lâmpadas e a limpeza dos pingentes.


Iluminação cênica
O principal desafio da parte cênica da iluminação foi realizar um projeto que atendesse às diversas formas de apresentações, como monólogos ou óperas, por exemplo.
No palco italiano, com mais de 600 metros quadrados e feito de madeira freijó, foram instaladas varas duplas intercambiáveis que podem receber 460 circuitos elétricos de até 2,4 quilowatts cada. Para o mesmo espaço, 526 refletores com lâmpadas PAR64 de diversas potências, HPL de 575W e 750W ou LEDs, permitem a mudança de cor na luz emitida no palco. A troca por meio de uma conexão entre a rede DMX e a mesa de iluminação, que conta com 2048 canais dimerizáveis e diversas conexões multimídias e de rede. Além disso, foram utilizadas diversas lentes com ângulos entre 5 e 70 graus - algumas variáveis e dotadas de íris -, porta-gobo, porta-gelatina e facas de corte. A variedade das fontes de luz visou proporcionar ao espaço uma iluminação cênica com a máxima versatilidade possível.
Já sobre a platéia, diversas varas de luz foram espalhadas por pontos estratégicos, sendo que quatro delas são motorizadas e estão escondidas sobre o forro. Há também duas passarelas técnicas para iluminação frontal, que podem receber canhões de luz, e dez pontos em forros de frisas com varas fixas. Os refletores utilizados neste espaço, que também conta com dois canhões de luz de 2000W, são idênticos aos instalados no palco.



Abaixo um registro da minha visita ao belíssimo Teatro.



Fonte: Lume Arquitetura ed.41
Arquitetura : Sérgio Monserrat / Monserrat Arquitetos Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário