ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fluorescentes compactas mais seguras


As lâmpadas fluorescentes compactas ganham cada vez mais mercado por serem altamente econômicas, e a tendência é que esta expansão se intensifique de forma crescente. Na Europa, o bulbo incandescente já foi banido - iniciativa discutível, e criticada com vigor por diversos lighting designers - e não é impossível que algo parecido aconteça por aqui.
Se, por um lado, as fluorescentes compactas são altamente eficientes, por outro há um problema que até agora não havia sido contornado: este tipo de lâmpada possui mercúrio líquido em sua composição, de modo que quando a lâmpada é quebrada são liberados gases tóxicos. Esta questão foi o ponto de partida para a criação da ArmorLite, uma lâmpada fluorescente compacta que, além de não conter mercúrio líquido ( utiliza amálgama, uma liga de mercúrio com outros metais em forma sólida ), possui uma camada externa em silicone, que, se a lâmpada for quebrada, funciona como um "casulo", mantendo em seu interior os cacos de vidro e todo o conteúdo da lâmpada.


Fabricada pela ClearLite, a ArmorLite já está sendo comercializada nos Estados Unidos. Segundo informações da empresa, existem planos de expandir a comercialização para outros países - e possivelmente para o Brasil - , no próximo ano.



Fonte: Revista L+D ed.28

Nenhum comentário:

Postar um comentário