ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

segunda-feira, 21 de março de 2011

Iluminação Esportiva


Cases: Parque Aquático Maria Lenk - RJ
e Maracanazinho - RJ

Arquiteto e Lighting Designer: José Luiz Galvão *titular da Contrastes Arquitetura de Iluminação

José Luiz Galvão - Master of Scienses em Architectural Engineering pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) - foi meu Mestre na Pós-Graduação em Arquitetura de Iluminação pela Universidade Veiga de Almeida - RJ.
Abaixo tenho a satisfação de transcrever uma parte da sua matéria publicada na revista Lume Arquitetura (íntegra na edição 34).

Para atender às demandas dos jogos Panamericanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro, fui incumbido de desenvolver projetos luminotécnicos para o Parque Aquático Maria Lenk e para as arquibancadas e áreas sociais do Maracanãzinho.
Tanto para o parque aquático, que é uma construção nova, como para o ginásio, que teve de passar por reforma total, as metas mais importantes dos projetos foram: prover iluminâncias compatíveis com a excelência de desempenho dos atletas, dando-lhes plenas condições de alcançar seus objetivos; possibilitar às redes de TV a captação, geração e transmissão de imagens de alta definição.

Parque Aquático Maria Lenk

Nos projetos de iluminação interna e externa do local, atuei ao lado dos arquitetos Michel Toussaints Malta, pela Contrastes Arquitetura de Iluminação;e Fabio Brussolo e Elizabeth Maldonado Andrade do escritório Roberto Thompson Motta Arquiteto.Juntos, apresentamos o projeto de iluminação do conjunto de piscinas de natação, salto e das fachadas, além das partes internas do conjunto.

Premissas para desenvolvimento dos projetos de iluminação
Para desenvolver os projetos, foram consultadas normas nacionais e internacionais para a seleção de iluminâncias e estabelecimento de relações de contrastes às atividades ambientais. As recomendações da Fina prescrevem 1500 lux para toda a extensão das piscinas, em competições olímpicas e campeonatos mundiais. No entanto, a necessidade de TV de alta definição tornou necessária a manutenção de 2500 lux sobre toda a área da piscina. As arquibancadas deveriam ser iluminadas por sistemas que não estabelecessem contrastes indesejados nas imagens projetadas.

Área das piscinas
Ao longo das coberturas das arquibancadas foi desenvolvida uma passarela metálica, com a finalidade de fixação e manutenção de 196 projetores modelo Radial 3, para lâmpadas a multivapores metálicos de 1000W,a 4200K, que iluminariam a área da piscina. Esses equipamentos foram instalados em ângulos estratégicos de arremeso de luz, para evitar ofuscamento refletido para a arquibancada do lado oposto.
O acionamento dos sitemas, a pedido do cliente, permitia a variação de iluminâncias de 600 lux para treinos e atividades não-competitivas e 2500 lux quando houvesse competições e transmissão de HDTV.

Arquibancadas
Para as arquibancadas foram instalados,de cada lado, 28 projetores herméticos,com lente de vidro temperado,modelo Radial 3, equipados com lâmpadas de multivapores metálicos de 250W,a 4200K. Esses equipamentos tiveram seus focos voltados para o revestimento branco de cada cobertura, para difusão indireta da luz nas áreas destinadas aos espectadores. A decisão de iluminar essa área de forma indireta evitou grandes olheiras e sombras indesejáveis na platéia, ofuscamentos e interferências de luz nas áreas onde os atletas se apresentam.

Fachadas
As fachadas receberam um banho de luz, fornecido por 48 projetores modelo Radial, para lâmpadas a multivapores metálicos de 250W,a 4200K,instalados nos pilares.Esse sitema, além de revelar a textura das fachadas, ilumina a calçada por reflexão. Para se conseguir este efeito foi adotada a montagem tipo "jaboticaba", ou seja,sem o uso de hastes ou braços de fixação, escondendo, assim, os equipamentos da vista dos passantes.



Maracanãzinho


O local foi contemplado por dois projetos de iluminação: um para a quadra, pela General Electric do Brasil;e outro para as arquibancadas e cadeiras e áreas internas do ginásio, por nós da Contrastes Arquitetura de Iluminação.

Sistemas de projetores
Para a iluminação das arquibancadas, áreas adjacentes à quadra, foram adotados projetores com lâmpadas a multivapores metálicos de 400W,a 4200K.Dotadas de aletas antiofuscantes horizontais na cor preta, as luminárias destinadas à iluminação das áreas mais altas da arquibancada possuem vidros jateados(96 peças);e as que iluminam as partes inferiores que tem vidros transparentes(192 peças), com controle adicional de ofuscamento direto. Os equipamentos foram instalados em uma passarela técnica circular, que servia de leito para a cablagem de alimentação elétrica dos sistemas de iluminação.


Sistema fluorescente
Para facilitar o acesso e localização dos assentos nas áreas periféricas das arquibancadas, o trecho plano do teto, que circunda o estádio, recebeu um sistema de iluminação indireta, proveniente de sancas, equipadas com lâmpadas T5 de 28W (716 peças) e 14W (48 peças, amabas a 3000K).


Sistema Color Mix
A cobertura abobadada do ginásio foi destacada com luz colorida de 40 luminárias Sunset Color Mix14, cada uma equipada com três lâmpadas fluorescentes de 14W, nas cores azul, verde e vermelho, instaladas na gôndola central.


Fonte: Lume Arquitetura por José Luiz Galvão (matéria completa na ed.34)
Imagens: Portaltransparência jogos Rio 2016 / Flex Eventos Rio 2016

Um comentário:

  1. Este projeto, da quadra do Maracanãzinho é de autoria de Ricardo Lopes. O resto, arquibancada e demais realmente é de Jose Luis Galvao

    ResponderExcluir