ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

domingo, 27 de março de 2011

Iluminação de Restaurante Oriental Contemporâneo

Case: RESTAURANTE OKKU - Dubai /Emirados Árabes
Lighting Designer: Michael Curry - DPA Lighting Consultants


O restaurante Okku foi planejado para acolher os visitantes em ambientes ao mesmo tempo intimistas e dramáticos onde as áreas escuras e as sombras desempenham um papel fundamental. Para criar a atmosfera desejada, o ponto de partida foi explorar equipamentos de luz que pudessem ficar praticamentes invisíveis no teto de madeira escura, quase negra.Luminárias downlight embutidas, equipamentos com lâmpadas halógenas MR-16 (50W, 1O e 24 graus)cumprem esta função. Esta solução tornou-se a base neutra do projeto e, por isso, foi empregada em quase todos os ambientes (recepção, bar e salão principal no primeiro piso e salas de jantar privativas no mezanino), onde convive em harmonia com mesas iluminadas por luz de velas e luminárias orientais.

O conjunto de grande efeito formado por dois aquários repletos de águas-vivas, que totaliza 8m de comprimento e se estende ao longo do balcão de bebidas, foi iluminado internamente por seis LED lines embutidas (300mm), de alta potência, com sistema RGB.Paralelamente aos aquários, surge uma espécie de cascata de luz que ocupa boa parte da extensão do pavimento térreo, criando uma suave divisão entre o salão principal e a área ocupada por bar e recepção. Trata-se de uma cortina confeccionada por cabos de fibra óptica (aproximadamente 4,8m de altura),com dimerização eletrônica. As prateleiras que exibem utensílios de mesa japoneses, dispostas atrás do balcão de preparo de sushis, receberam uma montagem de tubos flexíveis de policarbonato transparente,em cujo interior são dispostas,a cada 25mm,minilâmpadas halógenas de baixa voltagem (40W/m). O sistema é especialmente destinado a fornecer iluminação sutil para prateleiras, potencializando o brilho de objetos de cerâmica ou vidro.

O projeto de iluminação das salas de jantar do mezanino, combinou luminárias downlight embutidas, equipadas com lâmpadas halógenas MR-16(50W,10graus)e miniluminárias tipo spot com halógenas MR-11(35W,10graus).Esta última lâmpada também foi utilizada em luminárias downlight embutidas na estrutura da balaustrada,que realçam as portas deslizantes inspiradas em biombos orientais que delimitam cada uma das salas. Ainda no mezanino,sob as mesas,há tubos de policarbonato iluminados, semelhantes aos utilizados no balcão de sushis.De acordo com o lighting designer,"um dos conceitos-chave foi acentuar as texturas,materiais e elementos de mobiliário especificados pelo projeto arquitetônico".

Salvo raras exceções,como a cascata de LED e fibra ótica ou as LEDlines embutidas (10W/m,2.700K)que iluminam o balcão da hostess,todos os equipamentos utilizados possuem dimerização eletrônica remota,que permite a criação de diferentes possibilidades cenográficas,para o dia ou para a noite,além de programação para o modo de economia de energia.Como resultado,o projeto conquistou o prêmio Palme Middle West 2010,na categoria "Melhor Uso da Iluminação - Hospitalidade e Lazer".



Fonte: Revista L+D por Carine Savietto (íntegra na ed.31)
Imagens: a212.com / freeforest.co.uk / stay.com

Um comentário:

  1. Este projeto luminotécnico demonstra que saber elaborar sombras com o objetivo de criar efeitos dramáticos e manipular a escuridão é tão importante quanto saber projetar luz.

    ResponderExcluir