ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

domingo, 23 de maio de 2010

Iluminação e Sustentabilidade






A integração entre luz natural e artificial



Iluminação sustentável


O projeto de iluminação no contexto da sustentabilidade deve buscar, antes de tudo, a integração entre luz natural e artificial, com o objetivo de se alcançar edificações energeticamente eficientes. O planejamento dessa integração deve avaliar o balanço de carga térmica nos espaços, com o controle do ofuscamento e com a adequação às variações da disponibilidade de luz natural nos diversos horários do dia e épocas do ano.
A pertinência do uso da iluminação natural se baseia, principalmente, na necessidade básica do ser humano de ter uma ligação com a luz do Sol, fonte primária de energia e geradora de vida. A luz natural proporciona inúmeros benefícios aos seres humanos e tem sido associada à satisfação e ao bem estar dos usuários, influenciando o seu estado mental, os aspectos psicológicos e psicoemocionais e a saúde como um todo. Estas influências da luz podem resultar em aumento da produtividade em ambientes de trabalho, no bom desempenho dos alunos nas escolas e na redução do consumo de energia. Portanto, devido a estas qualidades e ao grande potencial de economia de energia proporcionado por seu correto aproveitamento, a luz natural deve ser utilizada como estratégia na busca pela sustentabilidade das edificações.


Integração da luz natural à artificial

A combinação de luz natural e artificial no projeto tem dois objetivos principais: melhorar o conforto visual dos usuários e reduzir o consumo de energia elétrica. O aproveitamento da luz natural aparece como uma ferramenta eficiente na redução desse consumo, porém esta economia só ocorrerá caso haja uma integração inteligente com o sistema de iluminação artificial.

A conservação de energia está intimamente relacionada com a disponibilidade de luz natural, características do edifício, tipologia das aberturas e características do entorno imediato. Desta maneira, um sistema de iluminação artificial deve ser projetado a fim de complementar a luz natural por meio de circuitos independentes ou lâmpadas dimerizáveis a resposta aos níveis variáveis de iluminação natural do ambiente.

O cálculo de economia de energia será feito através da determinação do número de horas onde será necessário o acionamento da iluminação artificial, pois a iluminação natural estará suprindo essa demanda por luz. Assim, além da economia de energia na operação do edifício, haverá retorno do investimento financeiro destinado à implantação desses sistemas.

É importante destacar que a educação do usuário tem papel importante na economia de energia de um edifício. A educação para uso consciente do recurso 'energia' promove mudanças de hábitos arraigados, que demonstram o descaso e desperdício dos recursos naturais.

Quando se fala em conservação de energia, a questão térmica não pode ser dissociada da questão luminosa. O projetista deve analisar o tamanho das aberturas e a necessidade de sombreamento para evitar a incidência da radiação solar direta, levando-se em conta que as aberturas funcionam como uma "ponte"entre as condições internas e externas. O aumento das dimensões das aberturas implicará em um aumento da iluminância interna e também nos ganhos e perdas de carga térmica dentro da edificação.

É de suma importância o estudo da distribuição de luz natural ao longo do ano, para assim sugerir a forma e os métodos de controle do sistema de iluminação artificial. Sabe-se que o comportamento da luz natural no interior das edificações é de difícil avaliação devido à dinâmica própria de sua natureza: variabilidade em função da latitude, ciclos diários e sazonais, dados climáticos e influências do local.

No entanto, já existem hoje ferramentas de projeto que possibilitam tal avaliação.Os softwares que simulam o comportamento das iluminâncias, natural e artificial, apresentam-se como ferramentas promissoras na predição da luz interna durante a fase de projeção, auxiliando o profissional na concepção de ambientes que visem o melhor aproveitamento da luz.

Uma vez previsto o nível de iluminação natural que ocorrerá em um determinado ponto do ambiente, devem-se estabelecer estratégias para a sua integração conjunta com o sistema de iluminação artificial. Objetiva-se, desta forma, atingir níveis satisfatórios para a tarefa visual desempenhada no espaço, segundo normas específicas.

A integração entre a luz natural e a artificial pode ser realizada através das seguintes ações:

  • Deteminação da estratégia de controle (automação)que fará a ligação entre a disponobilidade de luz natural e o sistema de iluminação artificial;
  • Estabelecimento do layout das luminárias em sistemas independentes, de forma a complementar a luz natural ou atuar quando esta não estiver disponível;
  • Escolha de lâmpadas e acessórios energeticamente eficientes;
  • Escolha das luminárias apropriadas à estratégia de controle (automação );



Fonte: Lume Arquitetura por Daniela Pereira e Cecília Mueller (matéria completa na edição n.26). Imagem 1: Simulação de iluminação natural projetada no software RELUX por Angela Abdalla

Nenhum comentário:

Postar um comentário