Um dos principais fatores para o sucesso de uma instalação comercial é a iluminação. Em qualquer loja, seja qual for a atividade, a iluminação vai determinar os destaques, o ambiente, as cores e os pontos de maior interesse.Sem uma iluminação adequada, a mercadoria não se destaca, desperta pouco interesse e, simplesmente, não vende ou vende menos do que poderia. A iluminação é uma arma indispensável como fator de diferenciação perante a concorrência e é um dos aspectos que mais tem evoluído na estética dos ambientes comerciais nos últimos anos.
A tendência do espaço comercial é se transformar em cenário. Atualmente, o avanço da tecnologia unido à cultura da globalização, onde tudo é igual em todos os lugares, favoreceu a arquitetura dos olhos. Esta arquitetura está voltada para a arte da imagem instantânea. Ir às compras tornou-se sinônimo de lazer. A ambientação da loja cria uma atmosfera de sonho e fantasia, levando o cliente a esquecer temporariamente os seus problemas e desfrutar um momento de compra prazeroso.
Percorrer os corredores de uma loja passa a ser uma viagem a um mundo de aroams, sabores e boas experiências.A atmosfera de uma loja é a soma de um conjunto de fatores capazes de influenciar o comportamento e as decisões dos consumidores. Ela é influenciada por atributos como o layout, as instalações, a apresentação das mercadorias e, principalmente, pela iluminação. Uma boa iluminação é a chave de sucesso de uma loja, a luz cria sensações e é essencial na configuração do cenário.
Luz adequada pode determinar o sucesso de supermercados
A capacidade de comunicação é um aspecto vital do cenário, pois influencia a natureza das relações e as integrações entre clientes e prestadores de serviços. Todos os aspectos ambientais como luz, cor, temperatura, ruídos, música, podem afetar a interação dos consumidores com a empresa e seus funcionários. Podem afetar o comportamento e a atitude do consumidor em relação à duração da compra e à disposição de retornar. Quanto mais estimulante for o cenário, maior a interação e a influência sobre o cliente e, com isso, as compras se tornam uma experiência agradável.
Estética e estratégia
Um projeto de iluminação bem sucedido se organiza em três elementos principais: a primeira impressão, a transição e a tarefa. A primeira impressão é, na verdade, uma sucessão de visões que devem funcionar como instantâneos fotográficos desde a porta de entrada, ao dobrar um corredor para o interior da loja, etc. A transição é feita através da circulação pelo espaço e pelos estímulos que podem ser oferecidos no caminho, como os focos de interesse. A luz deve facilitar e enfatizar a tarefa e, principalmente, atender à utilização do espaço.
Luz adequada pode determinar o sucesso de supermercados
A capacidade de comunicação é um aspecto vital do cenário, pois influencia a natureza das relações e as integrações entre clientes e prestadores de serviços. Todos os aspectos ambientais como luz, cor, temperatura, ruídos, música, podem afetar a interação dos consumidores com a empresa e seus funcionários. Podem afetar o comportamento e a atitude do consumidor em relação à duração da compra e à disposição de retornar. Quanto mais estimulante for o cenário, maior a interação e a influência sobre o cliente e, com isso, as compras se tornam uma experiência agradável.
Estética e estratégia
Um projeto de iluminação bem sucedido se organiza em três elementos principais: a primeira impressão, a transição e a tarefa. A primeira impressão é, na verdade, uma sucessão de visões que devem funcionar como instantâneos fotográficos desde a porta de entrada, ao dobrar um corredor para o interior da loja, etc. A transição é feita através da circulação pelo espaço e pelos estímulos que podem ser oferecidos no caminho, como os focos de interesse. A luz deve facilitar e enfatizar a tarefa e, principalmente, atender à utilização do espaço.
Além dos propósitos estéticos e estratégicos, a luz cria condições gratificantes e favoráveis para o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Uma boa iluminação oferece um clima confortável para a realização da compra, ajuda a atrair os olhares dos clientes para os produtos expostos, podendo conduzi-los pela loja e para os caixas. Uma luz confortável ativa a atenção e o interesse dos consumidores, é capaz de proporcionar experiências prazerosas e aumentar a capacidade de concentração das pessoas.
A iluminação deve estar sempre integrada à arquitetura e, principalmente, à comunicação visual que o lojista quer oferecer. Além de ser um elemento decorativo e de conforto, a luz está associada às estratégias de vendas, pois ela é um suporte da percepção visual.
Estimulando o consumidor
A qualidade da luz em um ambiente comercial é baseada no desempenho visual do ser humano. Por esta razão é importante entender a sensação da visão, as demais sensações e a percepção que o homem tem do ambiente contruído.Ao comprar, o homem está suscetível as suas próprias ações, aos estímulos provenientes do meio e até mesmo à ação de terceiros. Quando o cliente entra em uma loja, inúmeros estímulos podem influenciar sua permanência no local.
A escolha das fontes de luz
A luz pode atrair e também afastar as pessoas. Locais mal iluminados, seja pelo excesso, seja pela falta de luminosidade, levam o consumidor a procurar outras lojas. O excesso de fontes de luz ocasiona calor excessivo, causando inquietação e incômodo nos clientes. Os ambientes de pouca luz passam a impressão de decadência, morbidez, falta de cuidado com o ambiente e principalmente, põe em dúvida a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos pela loja.
Estimulando o consumidor
A qualidade da luz em um ambiente comercial é baseada no desempenho visual do ser humano. Por esta razão é importante entender a sensação da visão, as demais sensações e a percepção que o homem tem do ambiente contruído.Ao comprar, o homem está suscetível as suas próprias ações, aos estímulos provenientes do meio e até mesmo à ação de terceiros. Quando o cliente entra em uma loja, inúmeros estímulos podem influenciar sua permanência no local.
A escolha das fontes de luz
A luz pode atrair e também afastar as pessoas. Locais mal iluminados, seja pelo excesso, seja pela falta de luminosidade, levam o consumidor a procurar outras lojas. O excesso de fontes de luz ocasiona calor excessivo, causando inquietação e incômodo nos clientes. Os ambientes de pouca luz passam a impressão de decadência, morbidez, falta de cuidado com o ambiente e principalmente, põe em dúvida a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos pela loja.
Os componentes simbólicos, sensoriais e psicológicos da luz são elementos subjetivos para o projeto de iluminação, pois determinam a atmosfera do ambiente. A luz imprime, de maneira diferenciada e duradoura, a nossa percepção de espaço ou a imagem de um local gera impressões psicológicas. A simples escolha de lâmpadas com uma determinada cor e tonalidade pode, facilmente, gerar associação às noções de frio e de calor para a maioria das pessoas.
A luz é o único elemento dinâmico de um projeto que pode ocupar o espaço sem obstruí-lo. Essas características simbólicas da luz começam a ser mais exploradas na iluminação comercial.
A luz pode ser manipulada constantemente para provocar diferentes sensações nas pessoas. A iluminação técnica e a decorativa tem a função de guiar, enquanto a cênica e a temática tem a função de indução e contemplação. A junção delas traz dramaticidade ao ambiente, ou seja, a combinação entre luz e sombra, cor e movimento. Iluminação ideal é aquela que ressalta cores e formas, sem provocar desconforto visual e térmico. Deve ser capaz de reproduzir bem as cores e texturas, com qualidade e quantidade correta de luz e com focos capazes de dar um destaque apropriado ao produto.
Fonte: Lume Arquitetura por Ivone Chou
Fonte: Lume Arquitetura por Ivone Chou
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