ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Iluminação + Design

Concebendo uma Clínica Médica como um SPA
Case: The International Hair Clinic - Moscou / Rússia

Criada pelo estúdio italiano de design A+I, com sede em Moscou, a International Hair Clinic,no coração da capital russa, mostra como a LUZ e o DESIGN de interiores podem transformar não só um ambiente mas também a disposição do cliente, permitindo-o perceber a clínica como um centro de bem-estar, um lugar não apenas para se tratar mas se sentir melhor.

A clínica é marcada por um interior claro e despojado:as superfícies brancas das paredes, teto e do piso de epóxi brilhante se transformam em um "quadro tridimensional",um segundo plano neutro em que poucos objetos essenciais se distinguem e diferentes cenários de luz definem a atmosfera.
No lobby, a área de entrada é definida por seis luminárias de teto Oslo, que proporcionam uma luminância difusa em todo o ambiente. A mesa da recepção, em Coriam verde-uva, é iluminada por downlights dicróicos embutidos,os quais possuem fontes de luz com diferentes potências para assegurar o conforto visual na estação de trabalho e dar ênfase para as composições florais características da decoração.Na parede,atrás,a fascinante obra de arte em luz"Dreaming Woman",de Fabrizio Corneli,captura o olhar do visitante e se torna o tema que envolve a clínica.

A área de espera,concebida como uma pequena sala de leitura que observa o skyline em construção de Moscou, é composta por poucos elementos, porém marcantes. Cadeiras Egg, em dois diferentes tons de verde, ficam posicionadas em torno de mesinhas baixas. Acima delas, suspensos em diferentes alturas, luminárias pendentes PH50 criam uma atmosfera doméstica, enfatizada pela prateleira irregular utilizada como expositor dos produtos de tratamento à venda.

Divisórias em vidro opaco, decorados com ornamentos florais jateados, transformam as cabines dos cabelereiros e médicos em boxes iluminados, cuja luz difusa emana do interior; as portas das cabines e salas de tratamento possuem placas luminosas com os números das salas, uma solução normalmente adotada em design de hotéis.
As cabines dos médicos são concebidas como pequenos escritórios, com luminárias de mesa AJ, de Arne Jacobson-outro ícone do design escandinávio-, e com as PH Hat nas paredes.

As salas de atendimento são divididas em três áreas - tratamento, lavagem e massagem-, e cada uma com um cenário de luz próprio. A luz geral é fornecida por luminárias com lâmpadas fluorescentes dimerizáveis(Beat) embutidas no teto, com telas protetoras de vidro. No centro do teto, uma luminária Oslo propicia uma luz delicada e difusa, e que permite que se desligue a luz geral durante as sessões de massagem. Nichos com iluminação em backlight criam a ilusão de janelas e adicionam espaço e luz ao ambiente.

Nesse projeto, o design de interiores e o lighting design estão estritamente conectados para definir uma atmosfera confortável e destacam a peculiaridade da clínica:conciliar a abordagem científica da medicina ocidental com as atitudes saudáveis das práticas orientais.





Fonte: Revista L+D ed.24
Imagens: Targetti Projects
Luminárias: Targetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário