ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

domingo, 18 de março de 2012

Projeto de Iluminação da Glass/Wood House

Este projeto recebeu menção especial do Internacional Lighting Design Awards (IALD) de 2011 por sua relação delicada com a arquitetura. Localizada em Connecticut - EUA , cidade conhecida hoje como celeiro da arquitetura moderna norte-americana, tem na casa seu maior símbolo.



O papel principal da luz era interferir o mínimo possível nos ambientes. O maior desafio do projeto consistiu em manter os níveis de luz a níveis limítrofes, buscando uma relação sutil entre a iluminação interna e externa.Segundo a lighting designer Susan Leaming,a iluminação é mínima para a circulação noturna e o aproveitamento da luz do dia é máximo, sendo que o mais alto nível de luminância se concentra nas áreas de cozinha e comer.O interior é quase inteiramente aberto, com poucas paredes. Luminárias lineares equipadas com LEDs ( 3.000K ) foram instaladas nos limites de telas de malha de aço que fazem as divisões internas  mantendo o grau mínimo de luminância nos corredores e aposentos. A idéia foi valorizar a relação entre arquitetura e paisagem com o contraste de luz e sombra.



Outro grande desafio para a lighting designer foi lidar com a reflexão já que a casa é totalmente fechada por vidros. As áreas da cozinha e sala de jantar tiveram de ter um controle de brilho rigoroso. Nestes espaços foram usados AR 111 e LEDs ( 2800K ).




O nível mínimo de luz fez da residência um dos lugares conhecidos pelo conforto visual e pelo equilíbrio luminoso. A Glass/Wood House é uma das casas mais fotografadas de New Canaan.




GLASS/WOOD HOUSE - New Canaan / EUA
Projeto de Iluminação: Susan Learning ( Architectural LX )
Projeto de Arquitetura: John Black Lee
Fonte: Revista L+D ed.36 / Tereza Hyde
Imagens: http://saoromaomoveis.wordpress.com

2 comentários:

  1. Adorei esse projeto1 A iluminação fez toda a diferença!Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio ao blog. Um abraço !

    ResponderExcluir