ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lâmpada de cátodo frio


O que é a lâmpada de cátodo frio?

É uma lâmpada de descarga, cujo principal componente é o tubo de vidro revestido com pó fluorescente e preenchido com gás nobre. Em suas extremidades são fixados eletrodos, onde é feita a conexão elétrica. Esta lâmpada não possui filamentos, por isso é conhecida como cátodo frio, diferente das fluorescentes convencionais.
Um grande diferencial deste tipo de lâmpada é que ela pode ser produzida em diversas formas ( curvas, retas ou ângulos ), o que lhe permite acompanhar diversos detalhes arquitetônicos. Além disso, pode ser unida ponta a ponta na instalação, produzindo um efeito de luz ininterrupta, sem sombras e completamente uniforme.
O cátodo frio possui mais de oitenta cores, sendo que a branca pode variar a temperatura de cor de 1900K a 8300K, com IRC de até 99. Já o fluxo luminoso pode variar de 500 a 2800 lumens por metro. O tempo de vida útil da lâmpada de cátodo frio é de 100 mil horas, com permanência de 80% do fluxo luminoso neste período, reduzindo a necessidade de manutenção e, com isso, os custos. Este produto também pode ser até 70% mais econômico que outros tipos de fontes luminosas e sua eficiência alcança até 88 lumens para cada Watt consumido.


A foto acima é da loja Fast Shop - Bourbon Shopping/SP.
Arquitetura: Toninho Noronha Arquitetura
Projeto Luminotécnico: Maneco Quinderé
Lâmpadas de cátodo frio: Ventana Luminosos


Mundial Calçados
Arquitetura: Toninho Noronha Arquitetura
Projeto Luminotécnico: Maneco Quinderé
Lâmpadas de cátodo frio: Ventana Luminosos


Fonte: Lume Arquitetura / Ventana Luminosos Ltda / Fast Shop* divulgação JC

5 comentários:

  1. Essas lâmpadas são semelhantes ao NEON, porém possuem maior fluxo luminoso, são mais econômicas e a durabilidade é significamente maior.

    ResponderExcluir
  2. Como técnico em eletrônica, gostei muito do artigo.
    Para quem se interessa em aprender mais, recomendo também o site www.aprendereletronica.com.br

    Parabén Angela

    ResponderExcluir
  3. Segundo a revista ISTOÉ 2115, no seu magnifico artigo Refúgio Conectado,a tecnologia da lâmpada de cátodo frio é brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer este tipo de iluminação, se encaixará perfeitamente no meu projeto de TCC, e ainda ela é muito mais segura que os Neons.

    ResponderExcluir
  5. Qual o tamanho dessa lâmpada? onde consigo compra? tenho que fazer um "túnel do tempo" e estou pensando em utiliza-las.

    ResponderExcluir