Iluminar adequadamente um ambiente comercial, obedecendo orientações técnicas, é fundamental a qualquer ponto-de-venda. A primeira preocupação de um proprietário deve ser fortalecer a imagem da empresa, valorizando a fachada do edifício ou dos produtos em uma vitrine.
As atenções também devem estar voltadas para o ambiente interno, que requer uma solução que avalie o tipo de serviço ou mercadoria comercializados e o perfil de seu público-alvo como, por exemplo, um escritório de advocacia terá uma solução luminotécnica com um apelo diferente de uma agência de publicidade, assim como um projeto de iluminação de uma loja de roupas exigirá soluções que lidem com uma série de critérios diferentes de uma loja de jóias. Portanto, é importante avaliar o projeto como um todo antes de apresentar propostas de iluminação que se prestem a atender apenas uma parte do espaço, evitando, assim, que o resultado final fique defasado. O projeto de iluminação deve definir os equipamentos e seu posicionamento anteriormente ao projeto de instalações elétricas, que finaliza o dimensionamento dos circuitos e o fechamento das cargas. Assim, o andamento da obra não é prejudicado e o cliente se abstém de revisar a instalação após sua execução.
De maneira geral, os serviços a serem desenvolvidos em um projeto seguem a seguinte ordem:
- projeto arquitetônico;
- projeto luminotécnico;
- projeto elétrico e de instalações;
Fonte: Osram
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