ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

quarta-feira, 24 de março de 2010

Iluminação, a arte de criar ambientes decorados




Para todo projeto de construção existem pontos importantes a serem observados que podem fazer a diferença para o resultado estético da obra. Sem duvida a iluminação é um deles. A iluminação de um ambiente é um fator que deve ser observado pelos arquitetos e decoradores.

A iluminação não pode ser apenas um assunto em pauta no momento da compra de fios e lâmpadas a serem instalados, mas sim durante o desenvolvimento do projeto essa avaliação de eficiência e efeito são fundamentais para que o projeto possa criar uma estrutura de fios e componentes que permitam ao arquiteto fazer a criação de possibilidades para a iluminação desejada e muitas vezes necessária para a função a qual o ambiente terá como objetivo.

Determinar pontos de iluminação é importante, porém um projeto de construção de uma casa, por exemplo, não se resume a um projeto de pontos. Existem muitas formas de dimensionar a melhor iluminação, entre os tipos de lâmpadas utilizadas e até a fiação que deve ser usada para atender a estrutura que será necessária para não ter futuros problemas inclusive de segurança.


A visão dos arquitetos permite que esses profissionais tenham uma visão projetada dos resultados que eles visualizam antes mesmo do resultado concreto de uma obra. Dessa forma o trabalho entre profissionais da construção civil em conjunto, como engenheiros, decoradores, arquitetos e técnicos podem fazer com que diversos pontos a serem observados e discutidos durante o desenvolvimento dos projetos e ate mesmo modificações feitas durante a obra que podem antecipar problemas maiores no futuro.

Na construção a interdisciplinaridade dos envolvidos permite esse trabalho de antecipação e na iluminação não é diferente.

O resultado da iluminação em um ambiente deve ser voltado para colocar a construção e seus elementos em evidencia. Destacar os pontos de decoração e as partes voltadas à construção decorativa de forma a ambientalizar o local para sua finalidade sem perder seu aspecto arquitetônico na essência de seu projeto e de seu arquiteto que concebeu seu projeto para construção.

Fonte: casadecoracaoearquitetura.com.br
Imagem 2: projeto luminotécnico residencial por Angela Abdalla

Um comentário: