ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Iluminação do MAR - Museu de Arte do Rio

O MAR é formado por dois prédios que foram restaurados e reformados. O Palacete Dom João VI, que abriga o Pavilhão de Exposições, com fachadas de Arquitetura Eclética de 1916 e um Modernista da década 40, que abriga a Escola do Olhar.


O projeto de Iluminação é assinado pelo Estúdio Carlos Fortes, com colaboração do lighting designer Gilberto Franco. Segundo Fortes o partido para o desenho da iluminação foi a necessidade de evitar a entrada de luz natural direta, uma prerrogativa comum aos museus. No caso do Palacete onde a fachada precisava ser preservada, a iluminação é de dentro para fora, criando assim um prédio vivo.Também na Escola do Olhar onde o fechamento do edifício se dá por meio de painéis de vidros translúcidos, o conceito de ocupação interna foi usado para enfatizar a transparência e compor a iluminação da fachada.
O grande destaque é a cobertura fluida que integra os dois edifícios e que foi iluminada de baixo para cima por projetores embutidos no piso para lâmpadas a vapor metálico com facho aberto e simétrico. Junto às fachadas foram usados projetores com facho assimétrico e mesma fonte.
Abaixo algumas imagens da iluminação do MAR que estão no site da Lumini , a fornecedora da maior parte das luminárias usadas no museu.














Ficha técnica
Projeto de Arquitetura: Thiado Bernardes, Paulo Jacobsen e Bernardo Jacobsen
Projeto das Exposições: Leila Scaf Rodrigues
Lighting Design: Carlos Fortes / Estúdio Carlos Fortes com colaboração de Carlos Fortes da Franco Associados
Projeto de Restauro: Velatura Restaurações Ltda
Gerenciamento de Obras e Projetos: Engineering S.A. Seviços Técnicos
Fornecedores: Lumini(luminárias); La Lampe(luminárias do auditório); Lutron( automação)
--------------------------------------------------
Fonte: Revista L+D ed.43
Imagens: dicasdomundo.com.br(foto 1) e Lumini

terça-feira, 21 de maio de 2013

Iluminação Residencial Externa

Esta residência fica em Cingapura e o projeto  é do escritório ONG & ONG .
Destaque para as luzes lineares no deck de madeira onde as fontes ficam embutidas nos degraus da escada . Uma solução simples, mas de muito efeito. 






imagens: Contemporist

terça-feira, 14 de maio de 2013

Linhas de Luz

Case: Gordon and Bereford Square - Woolwich / Londres
Light Design: LAPD
A luz linear com sistema LED nos "rebaixos" criou um efeito luminoso sensacional nesta praça de Londres, que após a reforma na iluminação, passou a ser muito mais frequentada.


Imagens: Lighting.co.uk

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Iluminação LED que realmente parece luz incandescente



Essa imagem acima foi digitalizada de uma revista inglesa que eu sempre recebo...por isso a imagem não está tão perfeita, mas acho que dá para transmitir o que eu quero passar.
As fontes luminosas destas luminárias suspensas que parecem ser lâmpadas incandescentes dimerizadas indicadas para dar toda a atmosfera "warm" que este restaurante rústico pedia , na verdade são LEDs dimerizados. Até então a dimerização em lâmpadas LED não causavam o efeito "por do sol" na tonalidade, somente a diminuição do fluxo ou intensidade luminosa.O efeito aqui foi conseguido.Ficou perfeito ! Mais uma evolução dos LEDs. Esses são da PHILIPS - Master LED Dimtone.

Case: Restaurante Jamie's Italian, Bluewater Centre, UK
Light Design: Northern Lights
Imagem: Darc Magazine

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Uma luminária escultural

Esta é a luminária SHOAL que traduzindo significa cardume. Este lustre artesanal da marca inglesa SCABETTI desenhado por Domenic Bromley é composto por 1500 peixes em porcelana fina que "nadam" em torno de uma coluna de luz. Achei bem interessante como nesta aplicação na foto abaixo onde o pé direito é alto, acima da escada ... e para quem gosta de peixes é um prato cheio, literalmente.




Fonte: Revista Darcmagazine / Imagens: news.sbid.org