ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

segunda-feira, 27 de junho de 2011

LUZ SOBRE OS SENTIDOS




Este artigo muito interessante é sobre a pesquisa publicada no livro Light & Emotions: Conversations with 47 Lighting Designers, realizada entre 2007 e 2009 , dos autores Roos Molendijk , Vincent Laganier e Jasmine Van Der Pol.



A capacidade estimuladora da luz sobre a mente humana não é novidade. Sabe-se que uma grande intensidade luminosa acelera a comunicação entre os neurônios, gerando sensações como de alerta ou excitação. Assim como, de maneira oposta, a luz indireta tende a relaxar. Mas observando projetos e entrevistando lighting designers do mundo, a pesquisa Light & Emotions mostra que o alcance emocional de um projeto de iluminação acontece por camadas bem mais sutis e profundas do que a neurociência pode descrever.


O livro traz uma seleção de imagens que atestam o alcance sensorial de trabalhos que vão do ambiente mais íntimo a propostas em escala urbana, passando por edifícios corporativos, históricos e pela cenografia.
Light & Emotions mostrou aos autores que a resposta emocional é bem mais que uma preocupação secundária ou um ganho indireto do bom projeto de luz. O objetivo fundamental do ótimo design de iluminação, concluem, é justamente provocar uma resposta emocional nos usuários dos espaços construídos. "Quando geram uma reação emocional, os lighting designers tem como intenção sugerir uma interpretação do espaço. O design de iluminação não é só mostrar a proficiência técnica, mas dar aos usuários algo sobre o que pensarem", escrevem na introdução do trabalho.


Uma das reflexões mais interessantes do material analisa a primazia do repertório cultural na recepção sensorial dos projetos de iluminação. As sensações de drama, de conforto, de respeito ou mesmo de estranhamento se mostram aqui muito mais ligadas à leitura do espaço do que aos estímulos considerados orgânicos e universais, como o quente, o frio, o intenso ou o suave. Na verdade, o resultado é a soma das referências pessoais do público sobre as dos próprios designers.Ou seja, uma equação em que é quase impossível identificar todas as variáveis."A luz é uma coisa muito subjetiva e é interpretada também pelas atitudes das pessoas que a veem.O mesmo design de iluminação pode ser percebido de forma completamente diferente de acordo com a hora e local",escrevem os autores.
Alguns projetos priorizam a aproximação, o alinhamento, a familiaridade por meio de recursos como a valorização da atmosfera local, com o subsídio de pesquisas culturais, sociais e até mesmo geológicas do contexto em que o projeto arquitetônico está inserido. Isto é bastante identificável em propostas luminotécnicas para prédios históricos de grande visitação como é o caso da Igreja de São Francisco de Assis, da Pampulha - projeto arquitetônico de Oscar Niemayer,iluminado por Monica Lobo.


Além da preservação do ambiente histórico, há também exemplos de aproximação que despertam a noção de confiança e atração, recriando estímulos que remetem a sensações como a curiosidade. O francês Roger Narboni conta no livro, que para começar o projeto luminotécnico de um parque em Rouen, reuniu um grupo de crianças da vizinhança e lhes perguntou o que as atrairia para o lugar. A sugestão foi uma ilha do tesouro, proposta final que deu forma ao projeto.
Há também projetos que fazem uso dos contrastes para mudar a "sintonia" do usuário.É uma necessidade notada em espaços para exposição de arte projetados para serem vistos como templos, como o Marcus Center For Performing Arts. Esse recurso também é utilizado em endereços comerciais urbanos que se propõem a acolher sua clientela criando nichos de tranquilidade dentro da realidade apressada. O style bar Escape, em São Paulo, recebeu este tratamento sensorial no projeto luminotécnico de Gilberto Frando e Carlos Fortes.A proposta começa na entrada, uma ambiente intermediário entre a rua e o salão, que recebeu galhos de árvores secas e iluminação de vapor metálico amrelada. O efeito deste cenário refletido no espelho instalado no teto criou uma densa e curiosa barreira luminosa, pela qual o cliente precisa passar para entrar no bar, experimentando uma sensação ritual de travessia, marcando bem a mudança de ambiente, como se um banho de luz deixasse para fora a agitação do dia.


Existe também a noção de corte da realidade, da criação de um espaço suspenso, que quebra a rotina e induz à reflexão. Memoriais como o dedicado às vítimas da bomba atômica, em Nagasaki, criam essa atmosfera de silêncio diante do indizível por meio da ação poética da luz, assinada , neste caso, pelo japonês Kaoru Mende.



Alguns dos mais áridos desafios para uma "luz que stimula positivamente"mostram como lighting designers alargam com seu trabalho a fronteira expressiva da luz. A garagem iluminada por Andreas Schulz para a Novartis, na Basileia (Suíça),ilustra bem como a capacidade sensorial pode estar contemplada com maestria dentro de um projeto de alta exigência funcional."As garagens em geral são feias e escuras;as mulheres se sentem inseguras, porque nunca sabem se alguém está escondido em um canto escuro", contou Schulz aos autores da pesquisa."Criamos o que chamamos de paredes iluminadas. Nós usamos um aço inoxidável dourado especial em elementos de 8m e linhas de LED integradas nos espaços entre estes elementos. Isto ajuda a criar um espaço muito suave. As pessoas vivenciam a garagem como uma área muito agradável. Elas entendem a área e podem ver como o local funciona.Se você souber onde está, tem uma sensação de segurança neste espaço", aponta.



As possibilidades de pesquisa e desenvolvimento da linguagem emocional da luz ainda fazem parte do intangível. São muitos os códigos, referências e elementos que compõem a recepção de um projeto luminotécnico. Mas mesmo que neste momento não seja possível estabelecer parâmetros científicos para sua decodificação, percorrer o caminho experimental dos lighting designers em propostas de alcance sensível é, no mínimo, um prazeroso passeio em direção à ampliação de entendimento da mente humana.



Imagem 1 : Capa do livro LIGHT & EMOTIONS
Imagem 2/3/4/5 : Bar ESCAPE - São Paulo
Imagem 6 : Memorial Nagasaki - Japão
Imagem 7/8 : Garagem do Edifício da Novartis - Suíça
Imagem 9 : Canal principal de Hangzhou - China
Imagem 10 : Marcus Center for Performing Arts - EUA
Imagem 11 : Igreja São Francisco de Assis - Pampulha - Belo Horizonte

Fonte: Revista L+D ed.30 por Ana Weiss

terça-feira, 21 de junho de 2011

Iluminação Marquise Hotel

Case: Best Western Hotel Globus City - Forli / Itália
Lighting Designer: Maurizio Rossi



A entrada principal com sua cobertura é o elemento arquitetônico de maior importância, e o lighting designer decidiu pontuá-lo e destacá-lo.
Com um orçamento baixo, Maurizio tentou reproduzir o efeito "marquise" dos hotéis típicos americanos dos anos 50 e 60, usando simplesmente lâmpadas fluorescentes esféricas - tipo globo com temperatura de cor quente.



Fonte: Lighting Academy

sexta-feira, 17 de junho de 2011

LADY LED

LIVRE, LEVE E FLEXÍVEL


Elegância, simplicidade e eficiência é a promessa do designer israelense Omri Barzeev com sua nova peça, uma luminária de mesa chamada Lady LED.
Composta por um tubo de cobre e dois pés de madeira encaixados, a luminária permite uma variedade ampla de ajustes de altura e é equipada com LEDs, presos ao tubo por meio de um material termoplástico, sensível ao calor, apenas por pressão, o que dispensa o uso de parafusos ou outro artifício de fixação. O material pode ser manipulado, o que permite direcionar as luzes para a posição desejada.
LadyLED é fruto das pesquisas que o israelense desenvolve com materiais que, antes do LED,eram impossíveis de serem usados em luminárias.


Fonte: Revista L+D / www.omrid.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Museu com Exposição iluminada com LED

Case: MUSEUM AAN DE STROOM - Antuérpia / Bélgica


País da batata-frita, a Bélgica, além de sediar organizações internacionais como a União Europeia (UE), agora abriga o primeiro museu da Benelux, região integrada por Bélgica, Holanda e Luxemburgo, a iluminar com LEDs toda sua coleção.

Inaugurado há menos de um mês, o Museum aan de Stroom (MAS), que fica na Antuérpia, segunda maior cidade do país, já é considerado passeio obrigatório para quem aprecia arte e arquitetura. O motivo são as obras que reúne e as linhas modernas de suas instalações.
Para realçar as primeiras e, ao mesmo tempo, atender às especificações das autoridades relativas ao consumo de energia, os arquitetos e iluminadores a cargo do projeto decidiram que todos os objetos expostos no centro seriam iluminados com luminárias LED resistentes ao calor.
O módulo de LEDs SML Fortimo, fabricado pela Philips, foi a fonte de luz escolhida para a aplicação. Com 3.000K de temperatura de cor, alto desempenho em termos de reprodução de matizes e eficiência luminosa maior que a de uma lâmpada halógena de 100W, o modelo teve mil unidades instaladas ao longo das galerias do MAS. A previsão é que, graças ao tipo de luz e de luminária escolhidos, o investimento feito na aquisição do novo sistema seja recuperado em dois anos e meio de gastos menores com manutenção e contas de luz.


Fonte: Revista Luz & Cena
Foto: Led Professional

domingo, 12 de junho de 2011

Iluminação Residencial para um Flat

BOLONHA - ITÁLIA / Lighting Designer: Giordana Arcesilai


***********************************

O objetivo do projeto de iluminação para este Flat foi destacar as imagens, fotografias e instalações artísticas nas paredes,tornando-se fontes de luz indireta. A luz foi integrada ao mobiliário, minimizando a presença de luminárias. A única excessão são os pendentes sobre a mesa de jantar. No teto rebaixado fendas no gesso escondem projetores com lâmpadas dicróicas de vida útil longa que podem ser orientadas para as paredes.
Uma linha de luz formada por perfis lineares de LED criam um rodapé luminoso que direciona aos compartimentos do apartamento, bem como balizadores quadrados com LED nas paredes com a mesma função.
No terraço, à noite, perfis LED embutidos no piso de madeira Teca criam uma luz vertcal brise-soleil.
O sistema de iluminação foi automatizado permitindo programar cenários luminosos conforme as necessidades de uso.



terça-feira, 7 de junho de 2011

Quiosque com Iluminação LED

Case: SNOG PURE FROZEN YOGURT - WESTFIELD Shopping / Londres
Lighting Designer: Cinimod Studio



O layout do quiosque é composto de vários elementos: a ilha de serviços em forma de rim, a longa banqueta com 10m de comprimento, e as mesas com seus respectivos banquinhos. A ilha principal com seu formato orgânico tem uma superfície contínua ondulante que está repleta de "covinhas"de LEDs. Essas ondulações são depressões hemisféricas esculpidas na superfície, onde os pontos de LED estão localizados. Cada uma dessas luzes é controlada individualmente, criando padrões de iluminação, mexendo suavemente com a atmosfera ao redor.









Fonte: Cinimod Studio