ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Listras iluminadas com LED


O escritório executivo da IBM Software em Roma passou por um redesenho que enfatiza as listras no logotipo da empresa.O projeto foi concluido pelo arquiteto Massimo Iosa Guini.
As linhas suaves do espaço arquitetônico com LEDstrips, que podem ser adaptados para diferentes formas, foram os destaques no teto e no piso.


Pendentes e luminárias de lente contínua da marca italiana Iguzzini foram usadas nas salas de projeção e reuniões e luminárias embutidas LEDlaser na sala de conferências.


Fonte: Lighting.co.uk

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Iluminação de Igreja - a solução para vencer um desafio

Case: St.George's Church - Londres / Inglaterra
Lighting Designer: Hoare Lea Lighting

Neste projeto de iluminação o lustre - candelabro de 300 anos - deveria ser a característica mais marcante na igreja. Então o grande desafio foi conseguir dar luz ao espaço em geral sem diminuir o seu impacto. E a solução foi bem bolada.Foi criado um elemento com um nível de iluminação alto, suspenso sobre o candelabro com diâmetro maior que este, para iluminar a nave.
A corona,uma espécie de guirlanda, como foi chamado o elemento, foi composta por downlighting com projetores direcionáveis com lâmpadas halógenas e uplighting para o teto de gesso a partir de um anel com LEDs brancos 2700K. Os downlighters eram focados para púlpito, pia batismal, arredores...


A altura da corona foi meticulosamente calculada para que o LED uplight não ficasse tão perto do teto, não criando assim um anel de luz e sim lavando-o. Assim como a distância entre o lustre e a corona foi calculada para que não causasse sombra no chão.
A manutenção é feita através de um sistema elétrico de guincho, onde separadamente, corona e lustre podem ser baixados.





Fonte: lighting.co.uk

terça-feira, 19 de julho de 2011

Iluminação de Loja com LED e Vapor Metálico

Case: LOJA MIKIMOTO - Las Vegas / EUA
Lighting Designer: Escritório Focus Lighting



O que mais me impressionou neste projeto, por ser uma joalheria, foi o uso de lâmpadas de vapor metálico, no lugar onde tradicionalmente seriam usadas lâmpadas halógenas para iluminar jóias, neste caso, especificamente pérolas. E o resultado ficou maravilhoso. Aliás, o projeto da loja é baseado no conceito da mitologia marinha, recordando a origem das pérolas naturais e as profundezas aquáticas onde elas são formadas.
Do lado de fora da loja, as vitrines incorporam cortinas transparentes, que funcionam como telas energeticamente eficientes, que mudam de cor graças as luminárias com tiras de LED RGB. No dia a dia, os acessórios são programados para projetar diferentes tons de azul, que lembram o ambiente marinho. As jóias são iluminadas com LED e destacadas com holofotes de vapor metálico.
Dentro da loja, a noção de profundidade do mar continua com o uso de downlighters com lâmpadas de vapor metálico tanto para iluminação geral quanto de destaque.Nas mesas internas de exibição de jóias também foram usados embutidos com lâmpadas de vapor metálico.



Fonte: Focus Lighting / MikimotoAmerica / Revista L+D ed.34

segunda-feira, 18 de julho de 2011

LED para Retrofit

ENDURALED 17-WATT / PHILIPS


A Philips apresentou na última Lightfair, na Philadelphia, a primeira lampLED para retrofit de lâmpadas incandescentes de 75W, a EnduraLED 17W. Segundo o fabricante, o produto tem vida útil 25 vezes maior que as lâmpadas tradicionais e seu consumo de energia é 80% menor.

Fonte: PHILIPS

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Iluminação com LED em Hotel

Case: Hotel Windsor Atlântica - Rio de Janeiro / RJ


O objetivo da reforma do tradicional hotel Le Mèridien,no RJ, era o de transformá-lo em um novo hotel da rede Windsor, de acordo com as práticas de sustentabilidade.
O principal diferencial considerado durante a elaboração do projeto luminotécnico foi a utilização de produtos que proporcionassem a quantidade de luz adequada,ao mesmo tempo reduzindo o consumo de energia elétrica e diminuindo custos com manutenção. A solução foi substituir as lâmpadas fluorescentes comuns pelas LampLEDs (diodos emissores de luz com formato de lâmpadas convencionais).
Foram utilizadas mais de 7.000 LampLEDs PARATHOM 8W da Osram distribuidos nos quartos, corredores e salões de convenções.
Essa lâmpada substitui uma incandescente de 40W com o mesmo pacote de luz, mas com 80% de economia de energia. A durabilidade desta solução RETROFIT é de 25 mil horas.




Fonte: tecto.com.br
Projeto Luminotécnico: Bonsom Eletrônica
Execução: Becran Engenharia

terça-feira, 12 de julho de 2011

Luminária ETCH - TOM DIXON




Aqui uma aplicação da luminária ETCH do designer inglês Tom Dixon. O Restaurante da Royal Academy of Arts, em Londres, se tornou o cenário para a versão da luminária, uma das peças que representou Tom Dixon este ano no Salão do Móvel de Milão.
O pendente de latão,gravado digitalmente com substância ácida, deixa a luz vazar pelos cortes e pode,segundo seu fabricante,ser abastecido com todo tipo de fonte luminosa,até velas,o que conceitualmente faz todo sentido para um ambiente feito de mármore,bronze e veludo, abrigo de relíquias de época como bustos e esculturas em bronze realizadas especialmente para a academia durante o século 19.





Fonte: Revista L+D - ed.34

segunda-feira, 11 de julho de 2011

LIGHT BAGS



Uma bolsa de feltro de lã natural, de aspecto levíssimo, em cores que variam do branco até o preto passando por uma série de cinzas.Com espaço para guardar objetos pessoais, ela ainda acende. A Hobo Lantern foi o lançamento da japonesa Molo Design na Zona Tortona, durante o recém-encerrado Salão do Móvel de Milão.Luminária portátil,inspirada segundo seus autores, na vida urbana noturna, pode ser pendurada dentro de casa, levada a tiracolo, acesa e apagada por meio de um plug-in portátil. Equipada com um única fonte de LED, deixa vazar do tecido natural um brilho suave de 180 lúmens, com um consumo de 3W. A venda da bolsa durante a semana de design italiana foi revertida para a reconstrução das cidades destruídas pelo recente maremoto no Japão.


Fonte: Revista L+D - ed.33

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Iluminação Residencial


Eu achei pertinente postar as imagens do projeto luminotécnico desta residência em Mallorca na Espanha, para destacar o uso de sistemas de iluminação invisíveis (built in)e integrados ao design minimalista da arquitetura. Reparem que aqui o uso de downlights é praticamente suprimido. Houve uma integração entre os profissionais para garantir a execução de cavidades nas paredes,tetos e pisos escondendo os acessórios e criando uma iluminação ambiente a partir de dentro dos detalhes arquitetônicos.



O briefing também estipulou uma iluminação eficiente conseguida com o uso extensivo de fontes fluorescentes e LEDs; aproveitamento da luz natural;e o uso de controles de iluminação. O uso do lustre sobre a mesa da sala de jantar BIRDS de Ingo Maurer é um raro exenplo de lâmpada incandescente na casa e em algum ponto de iluminação decorativa como abajur.



Max Von Barnholt da VBK Lighting Consultants responsável pelo projeto luminotécnico salientou o quão sortudo ele foi ao trabalhar com um cliente compreensivo,pois nem sempre é assim. E disse uma frase que eu me identifiquei bastante:"Por mais que você diga a eles que existe vida além de downlighters, eles simplesmente não entendem".







Fonte: Lighting.co.uk