ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ************* http://www.angelaabdalla.com.br/ *********** PROJETOS LUMINOTÉCNICOS

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Iluminação de Fachada e Interior Comercial

Case: EMPORIO ARMANI / Seul - Coréia
Lighting Designer: Barbara Balestreri

O destaque do projeto de iluminação para a Emporio Armani é tanto o interior quanto a fachada de grande porte.
O interior segue o conceito geral de todas as lojas da rede: luz difusa e pontual.As paredes e os pilares são iluminados. A iluminação das paredes cria um back-lighting para as roupas desmaterializando o fundo, e os pilares sólidos tornam-se elementos leves. Esta luz difusa é criada através de lâmpadas fluorescentes dimerizadas cobertas por painéis opalinos. As roupas são iluminadas diretamente por projetores com lâmpada vapor metálico e halógena fixados em trilhos aplicados em rasgo no teto.Essa luz é apontada em cada roupa e destaca a preciosidade do tecido.
O edifício tem uma fachada feita por painéis de vidro opalino. Cada painel recebeu um projetor de LED com sistema de troca de cores de acordo com eventos ou períodos do ano especiais.





Fonte: Lighting Academy

terça-feira, 19 de abril de 2011

Iluminação de Lobby

Atlantic House - Londres


Um prédio de escritórios - Atlantic House - em Londres recebeu na recepção do edifício principal, com pé-direito duplo ,iluminação downlight com lâmpadas halógenas refletindo a pedra creme, juntamente com a iluminação indireta através de fendas com lâmpada de cátodo frio.
Na abordagem do átrio, o olhar é atraído para cima com uma visão impactante do lobby dos elevadores de cada andar. Ali, a iluminação de cátodo frio foi integrada em detalhes no teto e parede para fornecer luz difusa, criando planos de claro/escuro que se repetem em cada andar.



Fonte: Lighting Academy

domingo, 17 de abril de 2011

Iluminação de loja com LED

Case: SNOG FROZEN YOGURT CHELSEA / Londres
Lighting Designer: Cinimod Studio


O desafio era capturar o olhar do pedestre para uma loja de frente estreita e grande profundidade. A equipe da Cinimod buscou maneiras novas e inovadoras para criar uma loja altamente visível. O design de iluminação e o mobiliário integrado foram fundamentais. A iluminação foi 100% LED para a loja inteira. O destaque é para o "ribbon ceiling", teto de fita com luz ondulante em alturas variáveis. Dentro de cada fita há centenas de LEDs com sitema "RGBW". Fonte: Cinimod Studio

domingo, 10 de abril de 2011

Iluminação de Loja - Yogurteria

Case: SNOG PURE FROZEN YOGURT - SOHO / Londres
Lighting Designer: Cinimod Studio



O grande destaque está no teto "efervescente", que parece borbulhar. Este recurso de iluminação é composto de 700 globos de vidro com LEDs. Os globos de 8cm de diâmetro são dispostos em uma grade regular com intervalos de 15cm e caindo em diferentes alturas. Cada globo está equipado com seis LEDs RGB dentro e com cerca de 2,5W.


Fonte: Cinimod Studio

Iluminação de Cafeteria

Case: WGV CAFETERIA - Stuttgart / Alemanha
Lighting Designer: Gerd Pfarré


Soluções criativas e arrojadas podemos dizer deste projeto luminotécnico. Um conceito de design diferenciado através do jogo de iluminação direta e indireta. Luminárias e objetos "flutuantes" reflexivos feitos sob medida com uma excelente qualidade e precisão.


Na entrada,uma área para um café mais apressado, três anéis estão suspensos no teto equipados com LED "branco frio". A área central é dominada por domus de luz "morna" (círculos projetados no gesso), através de discos "flutuantes"feitos de MDF com acabamento fosco resistente ao calor, que trabalham como elementos reflexivos. Uma abertura central no disco permite o vazamento de luz para baixo.

Nas mesas com assento tipo "vagão" na lateral da cafeteria, luz linear embutida varre as cortinas brancas na parte de trás e adicionam iluminação vertical para o espaço. Nas laterais dos assentos de madeira foram aplicados balizadores lineares difusos, introduzindo um conceito espacial nesta área. Fonte: Lighting Academy