quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Iluminação Contemporânea de Hall de elevadores e Recepção

Case: Edifício de Escritórios St Ann's House / Manchester
Light Design: AMP Design



Achei inusitado os sistemas de iluminação usados neste projeto luminotécnico. Há aí um certo constraste bem interessante.
O lobby dos elevadores tem um toque de glamour com a utilização de pendentes da marca inglesa Chelsom em metal cortado a laser coberto com lentes de vidro e o uso de lâmpadas halógenas.
A iluminação do hall de entrada é moderna com o uso da tecnologia LED com sitema RGB nos nichos do forro, bancada e parede do fundo. As mudanças de cor atraem os visitantes até a recepção.


Fonte: chelson.co.uk

domingo, 21 de agosto de 2011

Iluminação de Lobby - Identidade da empresa

Case: O2 TELECOMUNICAÇÕES - Munique / Alemanha
Lighting Design: KMS / Element Labs



O uso de bolhas de agua para representar oxigênio é marca constante de identidade da empresa O2.
O objetivo era integrar estas bolhas no interior do edifício transformando o Lobby em um ambiente dinâmico, colorido, que transpirasse identidade O2 e que as paredes da coluna central fossem o ponto focal. Essas paredes então foram forradas com painéis LED de altíssima tecnologia, permitindo produzir imagens em movimento, como as bolhas, e textos personalizados com um amplo espectro de cores ricas e saturadas. O visor é tão brilhante que é visível mesmo de fora do edifício.



Fonte: MondoArc

domingo, 14 de agosto de 2011

Iluminação Corporativa - Luminária integrada ao mobiliário

Este case foi apresentado no último LEDFORUM em SP pela lighting designer Martina Weiss do escritório LICHT KUNST LICHT da Alemanha, uma das palestrantes internacionais.

Trata-se do escritório da sede da farmacêutica NOVARTIS em Basel - Suíça.
Aqui o desafio, segundo Martina, era criar um conceito de iluminação que mantivesse a leveza e fluidez do espaço, sem interrupções e livre de luminárias no teto, mas que proporcionasse boas condições visuais para tarefas de escritório. A solução foi uma luminária personalizada.

Nas estações de trabalho um console é fixado à 70cm de altura das mesas abrigando uma luminária de 2m de comprimento. Na parte de baixo da luminária LEDs de alta potência cumprem a função de fornecer iluminação de tarefa, e na parte de cima como luz indireta, lâmpadas fluorescentes fornecem luz para o teto. Esse componente indireto exigiu um controle de brilho meticuloso devido a questão do ofuscamento, e assim foram usados painéis de micro-prismas como difusor, garantindo uma distribuição homogênea da luz.


Fonte: MondoArc

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Revista LUME ARQUITETURA ed.51


Nesta edição uma matéria sobre BLOGS DE ILUMINAÇÃO. Foi com uma enorme alegria que vi este blog - Arquitetura de Iluminação fazendo parte dela.
Lume Arquitetura é uma das melhores revistas brasileiras da atualidade no segmento de Iluminação. Portanto, é uma grande honra fazer parte de uma de suas edições.
Parabéns aos maravilhosos profissionais que foram citados na matéria com seus blogs imperdíveis.
Obrigada a todos da Lume Arquitetura por este reconhecimento e incentivo.

Veja a matéria completa na ed.51.
www.lumearquitetura.com.br




terça-feira, 9 de agosto de 2011

Iluminação de Restaurante

Case: Restaurante HAKKASAN - Mumbai / India
Quando a fonte de luz não pode vir do teto


Por questões de se obter licença para o funcionamento do restaurante, a área principal de jantar do espaço tinha que ter um teto retrátil. Isso significava dizer que não poderia aplicar downlights nem tampouco outro tipo de iluminação.
A solução foi criar divisórias próximas as mesas e nelas fixar pendentes como mostra a foto acima.O efeito ficou simpático.
O projeto luminotécnico é da Firefly Lighting Design

Fonte: lighting.co.uk

domingo, 7 de agosto de 2011

ShowRoom das luminárias ERCO no Brasil

Aproveitei a minha estadia em São Paulo para participar do LEDForum 2011 e dei uma esticada até a alameda Gabriel Monteiro da Silva para conhecer o novo showroom da fabricante alemã ERCO no Brasil, a E:LIGHT.
Quem me recebeu na E:LIGHT EXPERIENCE ROOM, como é chamado o espaço, foi o arquiteto Rodrigo Salerno que muito gentilmente fez todas as demonstrações de possibilidades e técnicas de iluminação. Fiquei encantada com as luminárias ERCO.
Abaixo algumas fotos.




2o LEDForum - Forum Internacional de aplicação da tecnologia LED 2011



Aconteceu em São Paulo/SP nos dias 04/05 de agosto no Milenium Centro de Convenções o segundo LED Fórum - aplicação da tecnologia LED realizado pela ASBAI - Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação, da qual sou afiliada associada, junto com a revista L+D.
O evento reuniu palestrantes nacionais e internacionais de grande credibilidade que apresentaram os benefícios da tecnologia LED e suas peculiaridades técnicas, esclarecendo e desmistificando o seu funcionamento e exibindo sua aplicação nas mais variadas tipologias de projetos de iluminação.



Destaque para as palestras de:
Joachin Ritter da Alemanha - editor chefe da revista Professional Lighting Design (PLD)que enfatizou os problemas e riscos dos produtos de baixa qualidade, principalmente produtos muito baratos vindos da industria asiática.
Vicente Scopacasa do Brasil - engenheiro eletrônico representante da Philips Lumileds que destacou a maior abrangência dos LEDs na questão da temperatura de cor e que hoje os LEDs branco quente já tem IRC maior que 90.
Fernando Westphal do Brasil - UFSC que destacou o LED como aliado na questão da eficiência energética discutindo os parâmetros da certificação LEED (Leadership in energy and environmental design) criado pelo USGB (United States Green Building Council)e adotado mundialmente como referência na criação de soluções de iluminação que usam a energia de maneira racional, minimizando o impacto ao meio ambiente.
Marcos Santos da Osram destacou que as LampLEDs já podem ser dimerizadas.
Rogier Van der Heide - um dos mais atuantes e premiados profissionais da iluminação mundial terminou sua apresentação com a frase : "WE ARE ALL DESIGN THINKERS".
O grande destaque a meu ver foi a palestra do lighting designer uruguaio Ricardo Hofstadter que fez um contraponto, demonstrando através de estudos e pesquisas que a maioria dos produtos LEDs no mercado não correspondem às suas especificações técnicas.