quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Reflexos indesejáveis


Erros básicos em um projeto de iluminação podem tirar a beleza do que foi proposto.
Na imagem acima temos um exemplo clássico. As duas mesas de centro, uma espelhada e a outra em vidro refletem a luz formando manchas (ilhas de reflexos) no teto. O piso em porcelanato reflete as fontes luminosas causando um certo ofuscamento.

Espelhos, cromados, dourados e vidros são materiais reflexivos e portanto não devem receber iluminação direta pontual. Prefira iluminação indireta.

Em acabamentos brilhantes, como porcelanato ou mármore, é preciso evitar a iluminação dirigida e priorizar a difusa. A utilização de difusores acrílicos, grelhas ou filtros em vidro jateado conseguem amenizar o reflexo indesejável e a luz fica mais homogênea, iluminando toda a extensão do ambiente.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lâmpada de cátodo frio


O que é a lâmpada de cátodo frio?

É uma lâmpada de descarga, cujo principal componente é o tubo de vidro revestido com pó fluorescente e preenchido com gás nobre. Em suas extremidades são fixados eletrodos, onde é feita a conexão elétrica. Esta lâmpada não possui filamentos, por isso é conhecida como cátodo frio, diferente das fluorescentes convencionais.
Um grande diferencial deste tipo de lâmpada é que ela pode ser produzida em diversas formas ( curvas, retas ou ângulos ), o que lhe permite acompanhar diversos detalhes arquitetônicos. Além disso, pode ser unida ponta a ponta na instalação, produzindo um efeito de luz ininterrupta, sem sombras e completamente uniforme.
O cátodo frio possui mais de oitenta cores, sendo que a branca pode variar a temperatura de cor de 1900K a 8300K, com IRC de até 99. Já o fluxo luminoso pode variar de 500 a 2800 lumens por metro. O tempo de vida útil da lâmpada de cátodo frio é de 100 mil horas, com permanência de 80% do fluxo luminoso neste período, reduzindo a necessidade de manutenção e, com isso, os custos. Este produto também pode ser até 70% mais econômico que outros tipos de fontes luminosas e sua eficiência alcança até 88 lumens para cada Watt consumido.


A foto acima é da loja Fast Shop - Bourbon Shopping/SP.
Arquitetura: Toninho Noronha Arquitetura
Projeto Luminotécnico: Maneco Quinderé
Lâmpadas de cátodo frio: Ventana Luminosos


Mundial Calçados
Arquitetura: Toninho Noronha Arquitetura
Projeto Luminotécnico: Maneco Quinderé
Lâmpadas de cátodo frio: Ventana Luminosos


Fonte: Lume Arquitetura / Ventana Luminosos Ltda / Fast Shop* divulgação JC

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

LEDs na Iluminação de Grutas

GRUTA REI DO MATO / Sete Lagoas-MG * GRUTA DE MAQUINÉ / Cordisburgo-MG

Estive em Minas Gerais visitando as Grutas e registrei as novas iluminações com tecnologia LED que não causam impacto para a cavidade natural e nem a vida da caverna.O uso do sitema RGB permitiu a troca de cores criando cenários deslumbrantes.
Além de possuir um baixo consumo energético, o LED preserva as características naturais, geológicas, morfológicas, climáticas e bióticas da cavidade já que não emite calor, ao contrário das lâmpadas halógenas usadas anteriormente,que devido ao aquecimento,estavam despigmentando o rosa cristalino das formações alcalinas.












terça-feira, 4 de janeiro de 2011

LED para Iluminação Residencial

LÂMPADA LED ECONIC 5W - PHILIPS


Recebi da Philips este kit composto por uma luminária cubo e uma ECONIC para eu conhecer de perto esta nova lâmpada com tecnologia LED.
A ECONIC é perfeita para substituir uma lâmpada incandescente de 25W, sendo que seu consumo é de somente 5W e vida útil de 25.000 horas, enquanto as incandescentes duram em média 1.000 horas.


Tem o formato clássico, compatível com todas as luminárias com soquete E27 e temperatura de cor de 3.000K. Sua luz é uniforme, com fluxo luminoso e brilho similar a uma incandescente de 25W, com a vantagem de não aquecer o ambiente, já que a tecnologia LED não gera nem IR/UV.
Temos aí eficiência energética, durabilidade e sustentabilidade.


Fonte: PHILIPS